Quem sou eu

Minha foto
Maputo, Mozambique
Sou Doutorando em Paz, Democracia, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Humano, Mestre em Direito, Mestre em Administração Publica, Mestrando em Direito do Petrosse e do Gás. Actualmente exerço as funções de Presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais,Direitos Humanos e de Legalidade ( Primeira Comissão ) da Assembleia da República. Sou Consultor e Docente Universitário.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

DISCURSO DE AGRADECIMENTO E DESPEDIDA DO CHEFE DO ESTADO EM PRESIDÊNCIA ABERTA E INCLUSIVA

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

DISCURSO DE AGRADECIMENTO E DESPEDIDA DO CHEFE DO ESTADO EM PRESIDÊNCIA ABERTA E INCLUSIVA

2014

Compatriotas!
Caminhamos para o fim do meu mandato de governação como Presidente da República de Moçambique. Vim aqui para me despedir de vós, e por vosso intermédio, de todo o Povo Moçambicano, do Rovuma ao Maputo e do Índico ao Zumbo.
Despeço-me com profunda gratidão e, sobretudo, com o reconhecimento de que tudo o que lográmos construir nestes quase 10 anos de governação só foi possível porque contei com a vossa participação e com a nossa convicção de que unidos podíamos fazer mais e cada vez melhor pela nossa Pátria Amada. Assim
passou o primeiro mandato, com cada um de nós a fazer a sua parte na materialização da nossa agenda nacional de luta contra a pobreza, e os resultados que aos poucos íamos conquistando mostraram-se encorajadores e reiteraram a nossa certeza de que, porque a pobreza tem fragilidades, ela pode e está efectivamente a ceder espaço para a nossa vitória. Este estado de coisas fez-me, uma vez mais, merecedor da vossa confiança para este segundo mandato prestes a terminar, no qual consolidámos as nossas
conquistas e fomos diversificando, mais ainda, as formas de resposta aos desafios em todas as frentes desta luta.
Foram muitas as dificuldades mas lográmos transformá-las em desafios e depois buscar formas criativas para superá-los. Nesse processo, nós, moçambicanos, resgatámos a nossa auto-estima e, inspirados nos exemplos e referências que corporizam a nossa história:
  
v consolidámos a cultura de contar primeiro com as nossas próprias forças;
v adoptámos o trabalho como nossa forma de ser; e
v reforçámos a Unidade Nacional e a Paz, como princípios
estruturantes da nossa identidade e comunhão de destino.
Vêm-nos à mente, neste momento, muitas emoções, muitas recordações e muitas mensagens. Gostaríamos, contudo, de voltar às nossas primeiras visita. Nessas deslocações, mais do que pedir a vossa confiança em nós, na nossa vontade, capacidade e programa de governação:
v colhémos as vossas sensibilidades sobre como juntos superar os desafios da luta contra a pobreza; e
v firmámos a nossa parceria na materialização dessa agenda, bem assim o compromisso de lutarmos pela
consolidação, por exemplo, da auto-estima, da Unidade Nacional e reforço da Paz.
Estamos satisfeitos por notar que, graças a essa nossa determinação colectiva e à cultura de trabalho, mudámos a forma de ser e de estar do Moçambicano e com esta sua atitude, também a face do nosso Moçambique.
E tal como sempre dissémos, e como repetiram nas vossas mensagens e canções, o dia de hoje está melhor que o de ontem, e o dia de amanhã será ainda melhor que o dia de hoje.

Ficarão também em nós ricas memórias de como cultivámos e consolidámos o sentido de cidadania e a cultura democrática, no contexto da Presidência Aberta e Inclusiva.
Volvidos quase 10 anos de trabalho abnegado, em que juntos, Governo e este povo muito especial, entregámo-nos ao trabalho com muita determinação e perseverança, mas sobretudo com uma renovada fé nas nossas capacidades, superámos inúmeras dificuldades e lográmos realizar o nosso sonho, traduzido no objectivo de transformar o Distrito em pólo de Desenvolvimento.
Graças à materialização desse desiderato, os nossos distritos têm outra face e consolidam o seu papel na promoção, de forma célere, do desenvolvimento desta Pátria de Heróis.
v hoje, os nossos compatriotas pedem a palavra para falar já não apenas da sua longa lista de pedidos e problemas mas, e sobretudo, das suas vitórias, conquistas e do que mais precisam para caminhar ainda mais decisivamente rumo à vitória contra a pobreza;
v hoje, os 7 milhões empoderam o empresariado local e dinamizam a vida económica dos distritos, e a sua gestão contribui para o reforço do sentido de cidadania e participação da população na gestão da coisa pública, bem assim para o reforço de princípios e práticas democráticas;
v hoje, Moçambique está a entrar na exploração dos recursos naturais que se juntam à agricultura, ao turismo, transportes e comunicações, entre outros, para contribuir para a melhoria das condições de vida do seu povo.

Quero, por isso, dizer-vos MUITO OBRIGADO, do fundo do meu coração, por serem um povo tão especial, um povo cheio de autoestima e com uma história rica em exemplos de patriotismo e
heroicidade que nos inspiram para podermos alimentar o sonho do futuro melhor e construí-lo, dia-após-dia, com muito trabalho, determinação e perseverança.
Quero também, aproveitando esta oportunidade, transmitir-vos o profundo agradecimento da minha esposa que igualmente sentiu o vosso inestimável apoio e beneficiou dos vossos conselhos e ensinamentos sem os quais não teria conseguido lograr sucessos no seu trabalho. Mais uma vez, muito obrigado.
Caros Compatriotas!
A caminhada que temos vindo a empreender na luta contra a pobreza é longa. Eu tive o privilégio de dar a minha contribuição na qualidade de Presidente da República e continuarei a dar em outras frentes como cidadão deste país, que sou. Cabe agora a vez de ceder o lugar a outro compatriota, para dar continuidade a essa missão.
Desta vez, dentre os vários cidadãos capazes, que este país gerou, apresento-vos aquele de quem podemos dar um testemunho seguro de ser amante da Unidade Nacional e da Paz, que gosta e inspirase no Povo, o cidadão proposto pela FRELIMO, candidato de milhões de moçambicanos, Filipe Jacinto Nyusi, herdeiro e
continuador do legado dos nossos heróis: os presidentes Eduardo Mondlane, Samora Machel e Joaquim Chissano. A cada um deles coube uma tarefa específica na história da construção deste Moçambique de todos nós.

Apelo a todos vocês para que conservem os vossos cartões de eleitor para usá-los quando chegar o dia, o dia 15 de Outubro.
Compatriotas!
Ocorre-me neste momento de despedida, o sentimento de saudade
sentido antes da hora:
      ü da vossa amizade;
 ü dos vossos sorrisos;
 ü das vossas ideias vincadas sobre o país;
 ü da vossa força de vencer e ultrapassar obstáculos; e
 ü da nossa cumplicidade.
Por tudo isso, guardo a cada um e a todos vós no Meu Coração.
 v  Moçambique hoye!
 vPovo Moçambicano unido do Rovuma ao Maputo hoye!
 v Unidade Nacional hoye!
 v Paz alicerçada no diálogo hoye!
 v Presidência Aberta e Inclusiva hoye!
Muito, muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário