Quem sou eu

Minha foto
Maputo, Mozambique
Sou Doutorando em Paz, Democracia, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Humano, Mestre em Direito, Mestre em Administração Publica, Mestrando em Direito do Petrosse e do Gás. Actualmente exerço as funções de Presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais,Direitos Humanos e de Legalidade ( Primeira Comissão ) da Assembleia da República. Sou Consultor e Docente Universitário.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

O Estado garante segurança ao dirigente da Renamo

O Estado garante segurança ao dirigente da Renamo, garante Edson Macuácua, Conselheiro e Porta Voz do Presidente da Republica

Alguns pronunciamentos públicos equivocados em alguma imprensa, veicularam uma falsa idéia de que o dirigente da renamo não sai do local onde se encontra por razões de segurança, o que não corresponde à verdade, pois o dirigente da Renamo pode sair do local onde se encontra e circular pelo território nacional e com segurança garantida pelo Estado. A família moçambicana gostaria que o líder da renamo saísse do isolamento a que se remeteu e participasse no processo eleitoral em curso, dentro das regras do jogo democrático.

O Estado sempre vai assumir as suas responsabilidades quanto à segurança do dirigente da renamo por isso a segurança do dirigente da renamo nunca estará em causa e estas garantias ja foram dadas ao dirigente da renamo, portanto são do seu conhecimento.

Gostaria de deixar claro que não há intenção de eliminar o líder da renamo, e se houvesse essa intenção, poderia ja ter acontecido, como por exemplo, no dia em que se  recenseou, mas não aconteceu porque não há nenhuma intenção nesse sentido, aliás nem se enquadra nos valores defendidos pelo mais alto magistrado da nação. O Presidente Armando Emílio Guebuza é um Homem de Paz e de palavra.
O presidente Armando Emílio Guebuza defende uma solução pacífica, baseada no dialogo, um diálogo a ser desenvolvido com respeito à ordem consitucional, um dialogo que assegura a consolidação da unidade nacional, da paz e do desenvolvimento rumo ao bem estar que todos almejamos e merecemos.

 O presidente Armando Emílio Guebuza defende que as eleições, devem reforçar a cultura de paz, estabilidade política e o Estado de Direito Democrático pelo que todos os actores políticos devem participar no processo democrático e colocar-se a disposição do sufrágio popular.
Portanto não há motivos para nenhum receio, se o dirigente da renamo vier a Maputo encontrará o Presidente Armando Emílio Guebuza de espirito aberto e pronto a dialogar com ele em prol do reforço da unidade Nacional, da paz e do bem estar dos moçambicanos.

Ha muitos dirigentes da renamo, incluindo o secretario geral, que já estiveram isolados com o dirigente da renamo   e que já se libertaram e hoje circulam livremente pelo pais, promovem reuniões, conferências de imprensa, sem que nada lhes aconteça, pelo que não ha razões  para receios por parte do dirigente da renamo.

Na verdade o dirigente da renamo está com medo das eleições, dai que recorre a falsos pretextos para tentar encobrir a verdadeira causa do seu receio de sair do local onde se encontra, pois não é mais do que um receio que radica no medo das eleições, pois pretende atingir seus fins por meios inconstitucionais e anti democráticos.
As forcas de defesa e segurança sempre actuaram em defesa do povo e dentro da legalidade.





Com os melhores Cumprimentos

Edson Macuacua

Conselheiro e Porta Voz do Presidente da Republica

Nenhum comentário:

Postar um comentário