Quem sou eu

Minha foto
Maputo, Mozambique
Sou Doutorando em Paz, Democracia, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Humano, Mestre em Direito, Mestre em Administração Publica, Mestrando em Direito do Petrosse e do Gás. Actualmente exerço as funções de Presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais,Direitos Humanos e de Legalidade ( Primeira Comissão ) da Assembleia da República. Sou Consultor e Docente Universitário.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Liderança

Liderança

1.      Conceito de liderança
Embora a liderança tenha sido exaustivamente estudada, não existe um conceito unico de liderança. Sabemos que pode existir no seio das organizações e for a destas e que pode existir a diversos niveis.
Costuma definir-se liderança como a capacidade para influenciar os outros numa certa direcção. A capacidade de liderança implica a posse de determinadas caracteristicas (Kossen, 1983):
-          A capacidade de solucionar problemas de forma criativa.

-          A capacidade de comunicar e ouvir.

-          Desejo forte para prosseguir determinados objectivos.

-          Muitos interesses e sociabilidade.

-          Uma sincera attitude relativamente aos subordinados.

-          Auto-confiança.

-          Entusiasmo.

-          Auto-disciplina.

-          Saber estar.

-          Estabilidade emocional.
O mesmo autor acentua que estas características podem ser desenvolvidas através de formação e que as características do lider não sao necessariamente inatas e que a aprendizagem implica o desenvolvimento de:
-          Visão sobre o que é  e deve ser a organização.

-          Definição de prioridades.

-          Motivação.

-          Capacidade de relacionamento com outros.

-          Sensibilidade aos problemas dos outros.

-          Resistencia à adversidade.

-          Charisma.

-          Capacidade de corer riscos.

-          Flexibilidade e abertura a novas ideias.
-          Capacidade de decisão.

2.      Fontes de Poder do Lider
Antes de analisar os diversos estilos e formas de liderança, o poder do lider procede de diversas fontes, as quais não se excluem:
-          Poder resultante de posição hierarquica ou poder formal conferido pela organização.
-          Poder tradicional, isto é, derivado dos usos e costumes. Neste caso, a liderança é uma qualidade herdada.

-          Poder de premiar e poder de Coerção, os quais significam que o lider tem poder discricionario de premiar e de castigar os subordinados, mediante determinados mecanismos, como sejam recomendações para promoções, premios, reconhecimentos, nomeações, etc.

-          Poder de Expertise, derivado do prestigio professional numa dada area relevante para o trabalho desenvolvido.

-          Poder de Informação. O acesso à informação, ao tratamento desta e à sua divulgação dá um poder acrescido às pessoas em determinadas posição na organização.

-          Poder carismático, baseado nas qualidades pessoais do lider.

3.      Formas e Estilos de Liderança

a)      A primeira abordagem ao estilo de liderança, baseou-se no estudo dos traços dos lideres. O estudo dos grandes lideres permitiria traçar as caracteristicas de liderança. A sua explicative seria enfraquecida pela analise de Stogdill (1948) que encontrou 120 traços característicos de liderança.

b)      O Segundo conjunto de teorias foi iniciado por Kurt Lewin (1948), o qual pretende estudar o comportamento dos lideres, procurando definir padrões de comportamento. No estudo realizado na Universidade de Lowa, distinguiram-se três tipos de liderança:

-          Autocratico – este tipo de lider adopta as suas decisões de forma unilateral, limitando ou excluindo a participação dos seus subordinados. Comunica com os seus subordinados exclusivamente para transmitir ordens.

-          Laissez Faire – este lider limita a sua acção a comunicar o objective final do trabalho a realizar em equipa; resolver as perguntas, quando solicitado e proporciona os instrumentos de trabalho.

-          Democrático – é o lider que fomenta a participação da sua equipa na adopção de decisões e intervenção em todos os aspectos relacionados com o processo. É ele que decide ma stoma em consideração as opiniões do grupo.

Teoria da liderança situacional

Fiedler (1967) elaborou um modelo baseado na correlação de três dimensões e a partir daqui estabeleceu principios gerais que ajudassem a conhecer qual o estilo de liderança mais eficaz numa situação determinada:

-          Relação lider/subordinado – o tipo de reacção que o lider tem  com os subordinados facilita ou dificulta a obtenção de resultados. Quando o executive é capaz de criar um bom clima de trabalho tem maiores possibilidades de conseguir os objectivos.
-          Grau de Poder do Lider – com referência à quantidade e poder ou autoridade do chefe; traduz-se no grau de descricionaridade ou grau para decider.
-          Grau de Estruturação da Tarefa – o modelo de liderança deve adaptar-se a cada situação já que não é a mesma coisa supervionar os trabalhadores duma linha de montagem e os medicos de um hospital.

O melhor trabalho que conhecemos deve-se a G.Gordon, in public Administration in America (1982). O autor importa os conceitos de liderança do sector empresarial e aplica-os à Administração Publica, caracterizando as abordagens tradicionais da liderança, distinguindo:

-          Lider como director a quem compete trazer coerencia ao conjunto de actividades dentro da organização; reconciliar os objectivos individuais e os objectivos da organização e articular os objectivos da organização.
-          Lider como motivador, usando a cenoura e o cacete, numa perspective Taylorista ou oferecer outras formas de motivação.
-          Lider como coordenador/integrador das diversas tarefas ou funções.
-          Lider como catalisador/inovador.
-          Lider cono spokesman para o exterior – o que equivale ao papel de representante da organização e defender os seus interesses e pontos de vista.
-          Lider como gestor de crises e conflitos na organização, o que significa antecipar problemas.
Importa sublinhar também que a reforma da Administração Publica implica o abandon duma liderança autoritária e a sua substituição por um modelo democratic, já que qualquer mudança supõe o comprometimento e a participação dos trabalhadores. Acresce que a nova orientação implica uma atenção aos cidadãos, considerados consumidores dos services publicos.
E sendo assim, tudo indica que um novo tipo de executive e um novo estilo de liderança está em formação na Administração Publica. Dror (1997), fala do novo administrador public a que chama tipo delta. Entre as caracteristicas que deve ter o novo executive encontram-se as seguintes:
-          Capacidade de comunicação.
-          Capacidade de direcção de grupos e equipas de trabalho.
-          Capacidade de motivar os seus subordinados.
-          Capacidade para resolver problemas e solucionar conflitos.
-          Capacidade de negociação.
-          Capacidade para falar em public e estabelecer redes de contactos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário