Liderança
1. Conceito de liderança
Embora a liderança tenha sido exaustivamente estudada, não existe um conceito unico de liderança. Sabemos que pode existir no seio das organizações e for a destas e que pode existir a diversos niveis.
Costuma definir-se liderança como a capacidade para influenciar os outros numa certa direcção. A capacidade de liderança implica a posse de determinadas caracteristicas (Kossen, 1983):
- A capacidade de solucionar problemas de forma criativa.
- A capacidade de comunicar e ouvir.
- Desejo forte para prosseguir determinados objectivos.
- Muitos interesses e sociabilidade.
- Uma sincera attitude relativamente aos subordinados.
- Auto-confiança.
- Entusiasmo.
- Auto-disciplina.
- Saber estar.
- Estabilidade emocional.
O mesmo autor acentua que estas características podem ser desenvolvidas através de formação e que as características do lider não sao necessariamente inatas e que a aprendizagem implica o desenvolvimento de:
- Visão sobre o que é e deve ser a organização.
- Definição de prioridades.
- Motivação.
- Capacidade de relacionamento com outros.
- Sensibilidade aos problemas dos outros.
- Resistencia à adversidade.
- Charisma.
- Capacidade de corer riscos.
- Flexibilidade e abertura a novas ideias.
- Capacidade de decisão.
2. Fontes de Poder do Lider
Antes de analisar os diversos estilos e formas de liderança, o poder do lider procede de diversas fontes, as quais não se excluem:
- Poder resultante de posição hierarquica ou poder formal conferido pela organização.
- Poder tradicional, isto é, derivado dos usos e costumes. Neste caso, a liderança é uma qualidade herdada.
- Poder de premiar e poder de Coerção, os quais significam que o lider tem poder discricionario de premiar e de castigar os subordinados, mediante determinados mecanismos, como sejam recomendações para promoções, premios, reconhecimentos, nomeações, etc.
- Poder de Expertise, derivado do prestigio professional numa dada area relevante para o trabalho desenvolvido.
- Poder de Informação. O acesso à informação, ao tratamento desta e à sua divulgação dá um poder acrescido às pessoas em determinadas posição na organização.
- Poder carismático, baseado nas qualidades pessoais do lider.
3. Formas e Estilos de Liderança
a) A primeira abordagem ao estilo de liderança, baseou-se no estudo dos traços dos lideres. O estudo dos grandes lideres permitiria traçar as caracteristicas de liderança. A sua explicative seria enfraquecida pela analise de Stogdill (1948) que encontrou 120 traços característicos de liderança.
b) O Segundo conjunto de teorias foi iniciado por Kurt Lewin (1948), o qual pretende estudar o comportamento dos lideres, procurando definir padrões de comportamento. No estudo realizado na Universidade de Lowa, distinguiram-se três tipos de liderança:
- Autocratico – este tipo de lider adopta as suas decisões de forma unilateral, limitando ou excluindo a participação dos seus subordinados. Comunica com os seus subordinados exclusivamente para transmitir ordens.
- Laissez Faire – este lider limita a sua acção a comunicar o objective final do trabalho a realizar em equipa; resolver as perguntas, quando solicitado e proporciona os instrumentos de trabalho.
- Democrático – é o lider que fomenta a participação da sua equipa na adopção de decisões e intervenção em todos os aspectos relacionados com o processo. É ele que decide ma stoma em consideração as opiniões do grupo.
Teoria da liderança situacional
Fiedler (1967) elaborou um modelo baseado na correlação de três dimensões e a partir daqui estabeleceu principios gerais que ajudassem a conhecer qual o estilo de liderança mais eficaz numa situação determinada:
- Relação lider/subordinado – o tipo de reacção que o lider tem com os subordinados facilita ou dificulta a obtenção de resultados. Quando o executive é capaz de criar um bom clima de trabalho tem maiores possibilidades de conseguir os objectivos.
- Grau de Poder do Lider – com referência à quantidade e poder ou autoridade do chefe; traduz-se no grau de descricionaridade ou grau para decider.
- Grau de Estruturação da Tarefa – o modelo de liderança deve adaptar-se a cada situação já que não é a mesma coisa supervionar os trabalhadores duma linha de montagem e os medicos de um hospital.
O melhor trabalho que conhecemos deve-se a G.Gordon, in public Administration in America (1982). O autor importa os conceitos de liderança do sector empresarial e aplica-os à Administração Publica, caracterizando as abordagens tradicionais da liderança, distinguindo:
- Lider como director a quem compete trazer coerencia ao conjunto de actividades dentro da organização; reconciliar os objectivos individuais e os objectivos da organização e articular os objectivos da organização.
- Lider como motivador, usando a cenoura e o cacete, numa perspective Taylorista ou oferecer outras formas de motivação.
- Lider como coordenador/integrador das diversas tarefas ou funções.
- Lider como catalisador/inovador.
- Lider cono spokesman para o exterior – o que equivale ao papel de representante da organização e defender os seus interesses e pontos de vista.
- Lider como gestor de crises e conflitos na organização, o que significa antecipar problemas.
Importa sublinhar também que a reforma da Administração Publica implica o abandon duma liderança autoritária e a sua substituição por um modelo democratic, já que qualquer mudança supõe o comprometimento e a participação dos trabalhadores. Acresce que a nova orientação implica uma atenção aos cidadãos, considerados consumidores dos services publicos.
E sendo assim, tudo indica que um novo tipo de executive e um novo estilo de liderança está em formação na Administração Publica. Dror (1997), fala do novo administrador public a que chama tipo delta. Entre as caracteristicas que deve ter o novo executive encontram-se as seguintes:
- Capacidade de comunicação.
- Capacidade de direcção de grupos e equipas de trabalho.
- Capacidade de motivar os seus subordinados.
- Capacidade para resolver problemas e solucionar conflitos.
- Capacidade de negociação.
- Capacidade para falar em public e estabelecer redes de contactos.
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