Quem sou eu

Minha foto
Maputo, Mozambique
Sou Doutorando em Paz, Democracia, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Humano, Mestre em Direito, Mestre em Administração Publica, Mestrando em Direito do Petrosse e do Gás. Actualmente exerço as funções de Presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais,Direitos Humanos e de Legalidade ( Primeira Comissão ) da Assembleia da República. Sou Consultor e Docente Universitário.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Resumo sobre Liderança




crbst_isaplogo



CURSO DE PÓS - GRADUACÃO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


Tema: Resumo sobre Liderança



Discente: MACUÁCUA, Edson Francisco da Graça



                                                                                         Docente: Dr. Fernando Mitano



Maputo, Maio de 2012



         
Introdução
O presente trabalho tem como objecto o tema sobre a liderança no contexto da Administração.
Constituem objectivos do trabalho dentre outros, compreender o conceito de liderança e diferenciar do conceito de administração, resumir as conclusões das teorias sobre liderança e identificar e diferenciar os tipos de liderança.

1.      Liderança
1.1. Conceito de liderança

A liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direcção ao alcance de objectivos. A origem dessa influência pode ser formal, quando resulta do cargo que uma determinada pessoa assume na organização e pode ser não sancionada, quando a capacidade de influenciar emerge fora da estrutura formal da organização, isto é, quando o líder se afirma naturalmente dentro de um grupo por indicação formal.

1.2.Diferenças entre Liderança e Administração

De acordo com John Kolter da Harvard Busines School, a boa administração diz respeito ao enfrentamento da complexidade, isto é, a boa administração traz ordem, é consciência por meio da elaboração de planos formais de projectos de rígidas estruturas organizacionais e da monitoria dos resultados em comparação com os planos, enquanto que liderança diz respeito ao enfrentamento da mudança, ou seja, os lideres estabelecem direcções através do desenvolvimento de uma visão do futuro e depois engajam as pessoas comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os obstáculos.

1.3.Teoria Sobre a Liderança

As teorias dos traços buscam traços sociais físicos, intelectuais ou de personalidade que diferenciem lideres de não líderes, enfatizando o estilo comportamental preferencialmente demonstrando pelos líderes.
Segundo estas teorias não existe nenhum traço universal que possa prever a liderança em qualquer situação.





2.      Teorias Comportamentais

São teorias que propõem que comportamentos específicos diferenciam os líderes dos liderados. Um dos aspectos que parece ter faltado às teorias comportamentais, é a consideração dos factores situacionais que influenciam o sucesso ou fracasso.

2.1.Teorias Contingênciais
De acordo com as teorias contingênciais o sucesso da liderança reflecte a situação. Vamos abordar em seguida cinco modelos ou Teorias que consubstanciam as Teorias contingênciais:
 
2.1.1        O Modelo de Fliedler
Este modelo propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e quanto de controle a situação proporciona a ele.

2.1.2        Teoria da troca entre líder e liderados
Esta teoria argumenta que, por causa das pressões do tempo, os líderes estabelecem um relacionamento especial com um pequeno grupo de seus liderados contrariamente às anteriores teoria que defendem que os lideres tratam da mesma maneira todos os seus liderados.

2.1.3        A Teoria situacional de Hersey e Blanchard
Esta abordagem coloca ênfase nos liderados, defendendo que a eficácia da liderança, reflecte a realidade de que são eles que aceitam ou não o líder.

2.1.4        A Teoria da Meta e do Caminho
Esta teoria sustenta que o comportamento do líder é aceitável para os liderados, quando estes o percebem como uma fonte de satisfação imediata ou futura.

2.1.5        O Modelo de participação e Liderança
Esta teoria oferece uma sequência de regras que devem ser seguidas na determinação da forma e da quantidade de participação no processo decisório, em diferentes situações.

3            Teoria Neocarismática
Enfatizam o simbolismo, pelo emocional e o extraordinário compromisso por parte dos lideres e distingue a existência de tipos de liderança: Carismática, transformacional, visionaria, moral, e multicultural.

Conclusão
A liderança tem um papel crucial para a compreensão do comportamento do grupo, pois é o líder quem geralmente oferece a direcção em relação ao alcance dos objectivos.
 A busca original por um conjunto de traços universais para a liderança falhou.
A principal contribuição da abordagem comportamental foi a classificação da liderança em duas categorias: a orientada para a tarefa e a orientada as pessoas, mas estilo de liderança comprovou ser objectivo em todas situações.
A maior novidade nas abordagens sobre a liderança, veio com o reconhecimento da necessidade de desenvolvimento de teorias da contingência que incluíssem os factores situacionais.
Das teorias neocarismáticas, aprendemos mais sobre as características que os liderados atribuem aos líderes carismáticos e transformacionais e sobre as condições que facilitam sua emergência.



(Baixar Arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário